Atendimento (43) 3162-4300

Pesquisa mostra Natal positivo para o comércio

Pesquisa mostra Natal positivo para o comércio

O Natal de 2024 se aproxima com expectativas positivas para o comércio do Paraná. Uma pesquisa realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o Datacenso, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta que os consumidores estão se planejando para gastar tanto quanto no ano passado, consolidando a data como uma das mais importantes para o varejo.
O vice-presidente da FACIAP para assuntos do Comércio e presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, diz que os dados revelam que o gasto médio será de R$ 147,67. “A pesquisa ouviu 600 consumidores na capital do estado, região metropolitana e cidades do interior paranaense. Cada consumidor planeja presentear uma média de 4,5 pessoas, totalizando R$ 664,52 em presentes”, diz Faganello.

Os consumidores também demonstram grande preocupação com a relação custo-benefício (74%), priorizando produtos que aliam qualidade e preço justo. A pesquisa mostra que 82% dos entrevistados costumam pesquisar e comparar preços antes de efetuar a compra. Entre os itens mais procurados estão roupas (53%), seguidas por calçados (44%), acessórios (32%) e perfumes ou cosméticos (30%). As formas de pagamento também variam, com equilíbrio entre pagamentos à vista no cartão de crédito, parcelamentos e transações via PIX.

“Além disso, há uma divisão nas preferências de locais para compras. Enquanto muitos consumidores optam pelas lojas físicas de rua (40%), outros preferem as plataformas online (37%). Mostrando uma característica diferente das compras da Black Friday. Ou seja, o presente do Natal tem apelo sentimental… as pessoas gostam de escolher pessoalmente o presente, por isso, o atendimento presencial pode fidelizar este cliente para o futuro”, destaca Faganello.
Entre os mais velhos, a tendência de comprar em shoppings ainda se destaca, o que reforça a necessidade de estratégias multicanais por parte dos comerciantes.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, destaca o impacto positivo da data para o setor. “O Natal é uma oportunidade única para o varejo paranaense demonstrar sua força e capacidade de adaptação. Os empresários precisam estar atentos ao comportamento dos consumidores, que buscam mais do que produtos, mas também experiências e serviços de qualidade”, afirma Moraes.

A pesquisa reflete um cenário de otimismo cauteloso. Apesar das preocupações econômicas apontadas por alguns entrevistados, o planejamento e a intenção de compras indicam que o Natal de 2024 será uma oportunidade valiosa para o fortalecimento do comércio em todo o estado.
Comemoração caseira
49% dos entrevistados vão passar na casa de familiares, 41% na própria casa, 4% em viagem ou em casa de amigos. “Isso demonstra que teremos um Natal caseiro, mais familiar. As viagens devem ficar mesmo para o Ano Novo e Carnaval”, analisa Faganello.
Compra antecipada
O perfil do consumidor deste Natal, segundo a Datacenso, é daquele que pesquisa, exige qualidade e compra de forma antecipada. “62% dos entrevistados vão comprar o presente antes do Natal. E somente 38% vão deixar para a última, esperando alguma oferta ou desconto especial. Tem tudo para ser um ótimo Natal”, conclui Faganello.

Anterior Fórum de Desenvolvimento Apucarana elege nova diretoria
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

Acia

Rua Osvaldo Cruz, 610, 15º Andar
Apucarana, Paraná

Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Encarregados de dados

SPC

Rua Osvaldo Cruz, 610, 15º Andar
Apucarana, Paraná

Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Horário do comércio

15:07
22 de dezembro de 2024
Segunda 09:00 - 22:00
Terça 09:00 - 22:00
Quarta 09:00 - 22:00
Quinta 09:00 - 22:00
Sexta 09:00 - 22:00
Sábado 09:00 - 18:00
Domingo Fechado

ACIA Apucarana © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Hecko.

× Whatsapp